segunda-feira, maio 09, 2005

Parassónias e afins...

Após um fim-de-semana a frequentar o Curso Perturbações do Sono da Dra. Marta Gonçalves, dei por mim, estupefacto, falando de mim para comigo, a inquirir-me sobre conceitos que tinha por adquiridos e inquestionavelmente sabidos e que não resisto a partilhar com os pacientes leitores deste post, a saber:
- O que é o sono? - pergunta enviesada, malina e facciosa . Quem não sabe o que é o sono?!...
- O sono é... - bolas, parecia tudo tão claro a principio e agora faltam-me as palavras... - ... o sono é... - caramba! toda a gente sabe o que é o sono, fazemo-lo noite após noite, dia após dia, tarde após tarde... esta é daquelas perguntas de almanaque tipo ovo de Colombo, de tão óbvia que é a resposta... quem não sabe o que é o sono?!!...
Confesso que a primeira tentação é defini-lo como um estadio de repouso psico-somático, mas se fosse tão óbvio não se justificaria a pergunta... esta traz "água no bico"...
Mal refeito ainda da exposição à minha ignaridade na matéria logo a prelectora avança com novas perguntas, pertinentes talvez mas, ainda mais reveladoras do quanto nos falta ainda aprender sobre esta ( e tantas outras!) matéria.
- Como é medido o sono? - "pelos bocejos..." calo com esforço...
- Quais os diferentes tipos de sono? - " bem e mal dormido..."
- Quanto tempo passamos em cada fase? -" menos que o que seria desejavel e mais do que deviamos..."
- Quais as mudanças com a idade? - "espero viver para saber..."
- O que são os nossos ritmos circadiários? - "finalmente uma que sei de certeza absoluta (!), abençoada Farmacologia, grato Prof. Dr. Fontes."
- De quanto sono necessitamos? - "sou um "short sleeper" mas adoro ficar na cama..."
- Para que serve o sono? - "uma deliciosa perda de tempo..."
- Quando dizemos que o sono é anormal? - "sempre que outro o faz com mais gosto que nós..."
Com o decorrer do curso e com a discussão dos diferentes temas abordados acabamos por ficar mais cientes da importância do sono no quotidiano de cada um e alertados para as Parassónias e sobretudo sensibilisados para a Medicina do Sono e os fenómenos por ela abordados...
A bonomia inicial, vai -se transformando em abordagem científica à medida que as consequências mais ou menos graves resultantes das perturbações do sono vão sendo elencadas e exemplificadas, partilhando a prelectora a sua experiência profissional enfatizando os casos bons e menos bons com que se deparou no curto prazo.
Depois disto não mais farei chacota do "Moisinhas" que padece de apneia do sono, ou do sonambulismo do puto Lito, da Tutu Tutu e seu capitatus jactos, etc. Estas perturbações podem estar na base de alguns acidentes graves.

Os Evangelhos...

Por falar em questões que me merecem alguma cogitação...
Os Evangelhos...
Tendo tido uma educação Cristã, embora seja Agnóstico, levanta-se-me uma dúvida de cada vez que penso nas Sagradas Escrituras. Sendo a Bíblia um conjunto de livros compactados num livro só, usado por diversas confissões religiosas de índole Cristã, porque será que, apesar das diferenças doutrinárias, filosóficas e teológicas existentes entre elas, todas aceitam, total ou parcialmente, os Evangelhos seleccionados no Concílio de Niceia?