sábado, abril 25, 2009

Preta-Negra



Foto de Berger, Adrian

Homenagem à mulher negra ou à Mulher que se quer negra?

De todas as etnias e fenótipos, tanto mais que o fenómeno Arianismo, do Séc. XX, não o povo Ariano das lucubrações Evangélicas em Jerusalém, está francamente decadente sendo hoje marginal às sociedades uma vez que, com a globalização, recebeu o golpe final dado pelo processo iniciado com os Descobrimentos/Achamentos Portugueses Quinhentistas e a profusão da miscigenação genética humana.

Da miscigenação de etnias resultou um novo Homo sapiens sapiens mais forte, mais apto e mais belo.

Esta afirmação, ainda que encerre verdade científica, não é pacífica...

Tomando como exemplo mais próximo e rico da experiência portuguesa a situação racial no Brasil, por ser o território onde se miscigenaram mais grupos étnicos, tenho a salientar o caso da mulher afro-índio-indo-europeia resultante da miscigenação dos negros africanos com os índios brasileiros e com os europeus das mais diferentes etnias. Não se fazendo o "apuramento da raça", vulgo "selecção genética" na espécie humana, os genes foram-se misturando de forma aleatória e ao sabor das paixões de cada um, exprimindo-se mais ou menos espectacularmente quer no fenótipo, quer no genótipo da progénie resultante.

Fazer um levantamento genético do povo brasileiro, na República Federativa do Brasil, deveria ser um trabalho hercúleo, para despistar uma qualquer morbilidade a exemplo do que foi feito na Ilha de Sta. Helena a propósito da Asma.

Tudo isto vem a propósito de uma conversa interminável que mantenho com uma amiga do centro Oeste brasileiro, Campo Grande-Mato Grosso do Sul, sobre o seu fenótipo, ela defende ser negra, embora as suas características físicas, exceptuando a coloração da pele e o cabelo, sejam de índio com laivos de caucasiano. Tudo isto fruto da miscigenação ancestral que resultou nela. Sendo que a sua irmã mais velha manifesta um fenótipo muito mais próximo e identificado com o negróide. Coisas da genética...

Índia preta-negra... relaciona-se mais com "aquilo com que se identifica" do que com "aquilo com que se parece ser".

(Clicando sobre o título acede ao site da FUNAI)
(Clicando sobre o texto a negrito acede ao blog
Flor do quilombo)
(Clicando sobre o texto a negrito acede ao site do
Observatório da Mulher)
(Clicando sobre o texto a negrito acede a algumas fotos da Comunidade Quilombola
Furnas do Dionísio)

Sem comentários: