sexta-feira, maio 01, 2009

Bodysculpture/Bodyshape



Pergunto-me:"O que levará as pessoas a terem dificuldade em se aceitar como são?"

Não se trata de um mal geral, mas aqueles que padecem desse mal não são em número desprezável. É ver os números das clínicas de cirúrgia estética, quer em termos de consultas quer em termos de intervenções clínicas cirúrgicas invasivas ou não invasivas, ou médicas simplesmente.

Há dias no canal televisivo E! vi um documentário sobre as intervenções estéticas das movie stars de Hollywood... o preço da fama e a obrigação de se estar dentro do padrão imposto pela sociedade de consumo.

Bom, os standards modernos orientados pelas guidelines de uma vida regrada, uma alimentação saudável e muito exercício físico deveriam guiar-nos através dos cada vez mais anos que, em média, vivemos.

Onde estão os tempos de antanho onde "gordura era formusura"?

Porque nos dão produtos refinados, como as farinhas e o açucar, se depois nos dizem que são prejudiciais à saúde? Qualquer dia o pacote de açucar refinado,o pacote de sal, o da farinha de trigo ou de milho trarão no rótulo indicação similar àquela dos maços de cigarros: " este produto MATA!"

Para já não falar dos queridos enchidinhos (o diminutivo carinhoso é por conta do muito bem que me sabe comê-los), proscritos pela legião de Drs. nutricionistas, endocrinologistas e quejandos que infernisam a vida de qualquer gourmet que se preze por via das "doenças silenciosas" que se lhes alaparam... malditas... curiosamente são quase todas "qualquercoisaémias", hiperuricémia, dislipidémia, hipercolesterolémia... sei que, e.g., a diabetes e a hipertensão também fazem parte do rol e não são "émias", mas as excepções só confirmam a regra...

Não que não estejam científicamente correctos, mas com mil diabos... de que serve viver mais se nos cortam a ração e nos obrigam a correr que nem galgos após qualquer excesso alimentar para gastar as calorias em excesso?...

Porque me atiram com o meu IMC em cara e penalisam o meu seguro de vida por ter uns "quilitos" a mais, relativamente ao peso dito normal para o meu sexo, escalão etário e altura? porque é que nos elevadores surge a indicação: máximo 4 pessoas, 320 Kg... quando eu sozinho peso 122Kg...?

Os Sumotori são grandes e atléticos... os wrestlers também... e trabalham muito o físico...

Mas é uma espécie de indulgência moderna... primeiro pecamos pela boca... depois confessamo-nos, comungamos e pagamos aos cirurgião, nutricionista, endocrinologista e personal trainer o restauro da forma física padronizada e socialmente aceite.

E a carta de alternativas envolve procedimentos como Lipoescultura invasiva e não invasiva, Lipoaspiração, Drenagem linfática, Banda gástrica, Balões gástricos, etc.

Bom, se a sociedade, em geral, insiste em nos moldar... melhor não resistir e "em Roma ser Romano"...

Mas atenção a tentativa pode resultar em vexames... há que ter "jogo de cintura"...

Como "uma imagem vale mil palavras", aqui vos deixo um pequeno filme que ilustra o que digo.




 
Se não tem "estômago" para vexames destes, basta perder o amor ao "vil metal" e ... dê o corpinho ao manifesto em qualquer marquesa (mesmo que seja republicano convicto), mas não com qualquer Esculápio...




No final, se as coisas correrem bem e após ficar mais gordo que antes, temporariamente, devido ao inchaço, conseguirá as almejadas medidas socialmente correctas...



Pormenor: se não seguir os ditames e dictats a Natureza vinga-se devolvendo-o às suas formas originais, mais pobre e sacrificado... e esta hem?!...

Dia do Trabalhador




Olá Trabalhadores... (será que me engano?...)

O 121.º dia do ano, 122.º dia em anos bissextos, é o dia 1 de Maio, Dia do Trabalhador, comemorativo das reivindicações laborais da manif de Chicago em 1886 nesse mesmo dia e, sob proposta de Raymond Lavigne na II Internacional Socialista, em Paris, em 20 de Junho de 1889, de realização de uma manif anual reivindicando também a jornada de 8h diárias de trabalho, além de comemorar as efemérides várias ocorridas em prol desse desiderato das classes trabalhadoras contra o patronato a nível mundial.

Estamos longe desses dias, mas os problemas laborais mantêm-se sobretudo em resultado das circunstâncias actuais.

Bom, aqui fica a evocação da data.

A Oca...




"Oca é o nome dado à habitação indígena brasileira. O termo é oriundo da família linguística tupi-guarani.
As ocas são construções de grandes dimensões, podendo a chegar a 30 m de comprimento. São construídas em mutirão ao longo de cerca de uma semana, com uma estrutura de madeira e taquaras e cobertura de palha ou folhas de palmeira. Chegam a durar 15 anos. Não possuem divisões internas ou janelas, apenas uma ou poucas portas, e servem de habitação coletiva para várias famílias."(in http://pt.wikipedia.org/wiki/Oca)

Simbolicamente o planeta Terra poderia ser considerado a nossa Oca comum, embora com divisões internas e múltiplas janelas.

Estando em voga a recorrente evocação aos Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio do Project Millenium da ONU, sobretudo em relação aos países em vias de desenvolvimento, ex-Terceiro Mundistas, mas também implicando um sério envolvimento dos países mais industrializados, tecnicamente mais evoluídos e líderes da economia e finança mundial (G8). É com interesse que vejo a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Portuguesa patrocinar um evento da dimensão do que ocorreu no Centro de Congressos de Lisboa, Parque das Indústrias, mostrando ao público as acções que desenvolve no mundo lusófono e procurando incentivar o investimento português nos PALOP nas diferentes áreas de actividade económica.

É uma forma de, pela positiva, mostrar o que um país pequeno, de recursos económicos escassos, pode fazer em termos de boa governação em prol da solidariedade e desenvolvimento mundiais. Mesmo quando à crise económico-financeira nacional se ade a internacional, potenciando aquela e exacerbando as dificuldades internas.