quarta-feira, dezembro 29, 2010

O Estado Social

Ao assistir ao videograma em epígrafe tente reflectir sobre o sistema político, social e económico em que vive e como orienta o seu voto aquando dos pleitos eleitorais.
Michael Moore a fazer-nos pensar... com um par de entrevistas...

      

Ficção televisiva Bissau-Guineense

Foi com alegria e algum entusiasmo que tomei conhecimento, por mero acaso, da existência de ficção nacional bissau-guineense em vídeo. Mais, datada de 2008... comprovativo de que a sociedade civil não desiste de viver em estabilidade política e num status de normalização social, fazendo no quotidiano o que deve ser feito para alavancar a economia e trazer de volta a normalidade pacífica, apanágio da República da Guiné-Bissau durante dois dos três decénios e meio que leva como país independente.

"Cassamenti catem rassa" e "Barudjo", de seus títulos, são retratos sociais bem humorados do quotidiano Bissau-guineense, falados em crioulo da Guiné-Bissau, por actores nacionais. Parabéns atrasados aos que se lançaram nesta gesta, independentemente das condições técnicas, materiais e logísticas disponíveis (ou não...), lançaram mão da plataforma internet para publicar o seu trabalho e disponibilizá-lo ao público (como eu...), que na diáspora não poderia de outro jeito aceder a ele.

Aqui fica um "cheirinho" do primeiro episódio..., são 7 no total, de "Cassamenti catem rassa"...



Ambas as séries estão disponíveis no Youtube ( http://www.youtube.com ), para aceder aos primeiros episódios de cada uma basta clicar acima sobre o título da série (texto a sépia).