sábado, junho 24, 2017

Pater requiescant in pace

    Elisée Jean-Marie William Turpin 
   (23/05/1930, Bissau - 24/06/2017, Bissau)

Outrora jovem e garboso gentil-homem guineense, orgulhoso dos valores e mores que a rígida educação recebida lhe transmitiu mas, dono de um espírito e mente abertos à modernidade que se avizinhava  numa África pós-guerra mundial '39-'45 rumo aos movimentos independentistas e às independências nos anos '50-'60, revoltado com o tratamento injusto dado ao seu avô materno, António dos Santos Teixeira, por alegadamente se ter recusado a contribuir financeiramente para as "campanhas de pacificação" de João Teixeira Pinto (1910-1915), consequente prisão e expropriação de alguns bens/património, desde cedo lhe seguiu as pisadas e a motivação independentista. Este sentimento levou-o a pugnar por dois objectivos primordiais para ele, a saber: garantir a sua independência económica e financeira, ingressando ainda teenager, nos CTT primeiro, depois na SCOA, na Casa Gouveia e finalmente na ANCAR; e participar da libertação do "jugo colonial" no seu "país" junto com outros colegas da sua geração. Conseguiu o primeiro objectivo ainda jovem, antes dos 30 anos e contribuiu com sacrifício, trabalho e perseverança para a obtenção do segundo.
Hoje, octagenário, longe dos anos doirados e sofridos de antanho, com a saúde debilitada o velho guerreiro de tantas lutas, no sindicato, na Associação Comercial, na fábrica de coconote no ilhéu do Rei, no PAIGC, no País enfim, soçobrou enquanto dormia, de madrugada, a Morte ceifou-lhe a Vida.
Nunca desistiu dos seus ideais, amou o seu país e o seu povo, suas gentes, manteve-se sempre ao lado dos mais desfavorecidos, tal como seu pai lhe ensinara dando o exemplo, igual a si próprio, respondendo quando o chamavam: "Elisée Jean-Marie!" - " O único!".
Fica a saudade, a memória e pena do pouco tempo passado com ele mas, fica também o exemplo e a certeza do orgulho de com ele ter privado, aprendido e convivido e através dele ver uma Guiné que sem a sua orientação e esclarecimentos seria pouco apelativa para mim que a não compreendia.
RIP