sábado, abril 25, 2009

Eva e a Serpente



Ao ver esta foto de Peterson, Brian, de imediato lembrei o Livro de Genesis e a parábola da expulsão do Jardim do Éden...

Apresentando διάβολος tantas formas ao longo da eternidade em que acompanha e contraria יהוה(YHVH - Adonay), este disfarce foi sublime... mas seria Ele a mulher ou a serpente? ambas têm um perigoso encanto e exercem em mim, e na demais Humanidade, um certo fascínio, positivo ou negativo, mas exercem, ninguém lhes fica indiferente, a mulher por ser mulher e a serpente pelas conotações que se lhe colaram desde então e o medo que instilado e arreigado nos mores e tradições das mais diversas culturas leva a que a maioria dos cidadãos prefira evitar o contacto (as excepções só confirmam a regra), com ela.

Por falar no διάβολος vem-me à memória Baphomet, li há pouco um texto de uma não-amiga que se referia a um διάβολος que se cruzou com ela e por quem teve uma paixoneta, por assim dizer, ora o símbolo do Baphomet é fálico, visto que numa das suas representações há a presença literal do falo devidamente inserido num vaso (símbolo claro da vulva). O Baphomet de Levi possui mamas de mulher e o pénis é metaforicamente representado por um Caduceu. Este tipo de simbologia sexual aparece com frequência na alquimia (o coito do rei e da rainha), com a qual o ocultismo tem relação. Vêm estas lucubrações a propósito do descuido dessa não-amiga nos seus relacionamentos amorosos a ponto de se envolver com o Demo, ignorando a multiplicidade de facetas que Ele pode apresentar e sem cuidar de inspeccionar o dorso em busca do pentagrama invertido, antes fixando-se no torso atlético e bestial.

É certo que sobre Baphomet não há certezas, a mim encanta-me esta interpretação pelas nuances que encerra e as possibilidades que deixa ao livre arbítrio do intelecto individual na sua interpretação.

Voltando ao ponto de partida, ambas as personagens principais se deram mal... como sabemos...

A Mulher passou a perpetuar a espécie num momento de dor excruciante em que o novo ser é dado à Luz (cada vez mais cara!) rasgando as entranhas da progenitora numa sede de Vida; e a Serpente passou a rastejar ad eterno sem remissão nem redenção, embora tentasse sair de cena de "fininho"... em vão, aliás no chão...
Quanto ao protagonista, foi o primeiro a fazer papel de tótó... se conhecesse Trancoso, BA; o Meco, Portugal; St Tropez, França; ou a actual crise económico-financeira global, não teria passado pelas vicissitudes que passou e nos faz passar.

É caso para dizer:"ele há coisas do διάβολος!"...

Nota: Diabo (do latim diabolus, por sua vez do grego antigo διάβολος, transl. diábolos, "aquele que separa")

Sem comentários: