terça-feira, novembro 10, 2020

Aventuras & Desventuras

 Aventura (do Latim adventura «coisas que estão para vir», pelo Francês aventure. Forma do verbo aventurar; nome feminino); 1 - acção arriscada, perigosa ou fora do comum; 2 - acontecimento extraordinário ou imprevisto; 3 - acaso; sorte; 4 - perigo; e 5 - ligação amorosa passageira.

Desventura (forma do verbo desventurar; nome feminino); 1 - falta de ventura; 2  - infelicidade; e 3 - desdita. 

in Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto Editora, 2003-2020.  

https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/

Vem este introito, à laia de esclarecimento, a fim de evitar leituras transviadas do texto que me proponho escrever. 

Não sou, nem pretendo ser cientista político, vulgo politólogo, nem filólogo ou quejandos, dos letrados que abordam estes temas relacionados com a Política ou a Língua, intelectualmente e com base no conhecimento profundo da sua área científica de actuação. Tenho no entanto enquanto cidadão, opinião e julgo conhecer o suficiente da gramática portuguesa para poder exprimi-la de forma correcta e concreta... quanto ao sintetismo, deixo algo a desejar...

O que me traz a esta publicação tem a ver com a situação decorrente das recentes eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (EUA/USA) e o paralelismo entre elas e as africanas, na República da Guiné-Bissau e na Costa do Marfim, nas europeias de leste Ucrânia, Bielorrússia e na própria Rússia. Será que a pandemia sanitária se expandiu à vida política? 

Para não me alongar muito, é aqui que surge a questão em que a aventura de alguns se consubstancia na desventura de muitos outros, no caso vertente de países e populações neles residentes que além do exercício do seu dever cívico de cidadania, ao votarem, ou participarem nos pleitos eleitorais, obtêm como resultado pioria do seu estado de vida e da sua condição de cidadãos. Ao invés das oligarquias nacionais/federais que consubstanciam os seus privilégios nas crises por eles próprios criadas.

Transformar a adversidade em oportunidade, ideia peregrina que teoricamente até parece ter "pernas para andar", mas colide na prática com os escolhos sociais, económicos, sanitários, ambientais e financeiros presença quotidiana na vida do cidadão médio de qualquer país, independentemente da sua escala.

A ventura da desventura é aventura dos desventurados que se aventuram a confiar na aventura. E se, por ventura, a aventura resulta em ventura serão a excepção que confirma a regra... bem-aventurados.

Disse.