A imagem ao lado explica o porquê deste post dirigido a Yolanda. Encontrei as fotos da St. Michaels cave em Gibraltar, The Rock, (que visitei em Abril de 2001), hoje transformada em maravilhoso auditório musical e não só, museu antropológico e gift shop. Ao comparar, o uso potencial deste património espeleológico com aquele que é dado, por exemplo às "nossas" grutas de Santo António, Alvados, Serras d'Aire e dos Candeeiros, a diferença é abissal e com desvantagem para "nós". Só posso fazer votos que, no Brasil, este tipo de património seja melhor explorado de forma a permitir que o maior número de pessoas se sinta impelida a visitá-lo. Não preciso legendar as imagens para se saber qual é qual, ainda assim fica o desafio: " Qual das imagens se refere às grutas de Santo António?". Por cá, é tradicional deixar as coisas em bruto, a Natureza em todo o seu esplendor, sem se fazer disso um aproveitamento racional e sem se transformar em instrumento cultural aquilo que para isso tenha potencial. Ambas são lindissimos especimens patrimoniais arqueológicos, geológicos e... antropológico-cultural, no caso da St. Michaels.
Oncalé era, em Bolama - então capital colonial da Guiné Portuguesa -, o local onde os resíduos sólidos provenientes do saneamento básico urbano desaguavam no Oceano Atlântico, no porto.(Esgoto)
sábado, agosto 06, 2005
Yolanda II
Hoje retorno a escrever directamente para Yolanda, cujo sobrenome ainda não sei (também não é importante sabê-lo) mas, cujo rosto já conheço... (grato Klenze).
Hic habitat felicitas
Boas-Vindas
Por falar em Guiné-Bissau, tive uma ideia que poderia ajudar a desanuviar a situação.
Colocar no aeroporto, portos e postos fronteiriços, placards semelhantes à imagem acima a exemplo do que os Romanos faziam na Antiguidade, conjurando os Deuses para proporcionar bem-estar, saúde e prosperidade aos habitantes. "Hic habitat felicitas" - aqui habita gente feliz...- sobre o falo...não falo... mas, se a situação continua assim, estamos... falados...
Al Qaeda Jr.
O Primogénito varão
A Guiné-Bissau em números
- População: 1.6 milhões (UN, 2005)
- Capital: Bissau
- Área: 36,125 Km2 (13,948 sq miles)
- Línguas Principais: Português, Crioulo, Dialectos locais
- Religiões Maioritárias: Animismo, Islamismo, Cristianismo
- Esperança Média de Vida: 44 anos (homens), 47 anos (mulheres) (UN)
- Unidade Monetária: 1 CFA (Communauté Financière Africaine) = 100 cêntimos de £
- Principais Exportações: Castanha de Caju, Camarões, Amendoim, Coconote, Madeira
- GNI per capita: US $140 (World Bank, 2003)
- Domínio Internet: .gw
- Código de ligação telefónica Internacional: +245
Subscrever:
Mensagens (Atom)