Para onde vais República da Guiné-Bissau...?
Por vezes ponho-me esta questão.
A cada novo episódio da trágico-comédia em que se tornou nos últimos anos a vida política e a económico-social por arrasto, naquele pedaço de chão oeste africano. Confesso que há coisas que ultrapassam a minha capacidade de discernimento (que não é muita diga-se, em abono da verdade...), o que só agrava a incapacidade de perceber qual o rumo que pretendem os governantes e demais intervenientes no processo político-militar de gestão do país.
Será que nunca se perguntam para onde levam o país?
Será que são cegos perante o caos que supostamente dirigem?
Será que...
No final de contas era suposto ser um país económicamente viável, próspero, pacífico, etc. e tal... não uma espécie de anedota... sem graça... onde alguns poucos vivem à custa de alguns milhares de "desgraçados" que lhes servem de "cobaias" ("guinea-pigs") e de justificação para angariarem fundos junto à comunidade internacional e aos sindicatos de "doadores" mundiais.
Daí que o mais provável seja que de cada vez que me questiono, esteja a fazer a pergunta errada... deveria antes perguntar: "Para onde te levam Guiné-Bissau?"
1 comentário:
É, é infeliz ver que os mais fortes se aproveitam sempre dos mais fracos. É sempre assim. Mas, bem, queixo-me eu de Portugal... =\
Beijo.
Enviar um comentário